top of page
Apresentação

A terceira Semana de Economia Política promovida pelo Viès na UFC é um evento de caráter nacional que contará com a presença de grandes pensadores e pensadoras das ciências sociais versando sobre o tema ‘‘Acumulação do capital e emancipação humana: subdesenvolvimento, crise ambiental e lutas sociais no século XXI’’. Haverá espaço para a submissão e apresentação de trabalhos acadêmicos de acordo com os respectivos temas de GD’s, além da possibilidade de participar de minicursos e palestras.

 

Diante de um cenário de possível aprofundamento da crise econômica no Brasil, de agravamento do desemprego e descontentamento da classe trabalhadora, surge a possibilidade de novas lutas. Lutas protagonizadas por sujeitos que tiveram já a sua experiência com os governos petistas e portanto com uma bagagem rica o suficiente para forjar métodos e táticas ainda desconhecidos pela luta de classes no Brasil.

 

Tendo em vista que os problemas do capitalismo não giram em torno de países isolados, a acumulação de capital em âmbito mundial e as tendências da economia e da sociedade capitalistas são também pontos importantes a analisar. A crise desta civilização brota do asfalto diante dos olhos das pessoas mais desatentas. Mas a sua essência é mais turva do que propriamente sua aparência!

 

Não só do asfalto, mas também da terra inculta e privatizada do campo, bem como da natureza devastada e de comunidades indígenas e de pequenos agricultores e trabalhadores camponeses ecoa o grito de revolta que ganha intensidade quanto mais o conflito nas bases econômicas se agrava.

 

Termos como subdesenvolvimento e dependência voltam à ordem do dia para estudiosos assim como os problemas que dizem respeito ao ambiente natural e as suas limitações visíveis ante o modo de produção capitalista. A vida e o lucro se colocam mais evidentemente em lados opostos da equação da guerra entre classes, no Brasil e no mundo.

 

O Viès – Núcleo de Economia Política – da Universidade Federal do Ceará é um grupo coeso de estudantes de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, como também de professores universitários e pessoas da comunidade urbana que concentram seus esforços na promoção do pensamento crítico através de grupos de estudo, minicursos, cursos de extensão, estudos aplicados de impacto econômico em áreas específicas da cidade e do campo e trabalho intensivo com os movimentos sociais. O Viès reitera o convite para que participem todos e todas deste evento nacional que fornecerá a oportunidade de compartilhar conhecimento, questionar paradigmas e avançar em debates tão caros aos tempos atuais.

 

‘‘Se a aparência e a essência das coisas coincidissem, a ciência seria desnecessária.’’

                                                                                                                 Karl Marx

bottom of page